
TERAPIA para
TRAUMAS
Segundo Peter Levine¹, “o trauma acontece quando o organismo é forçado além de sua capacidade adaptativa para regular os estados de ativação. O sistema nervoso ‘traumatizado’ se desorganiza, falha e não consegue se recompor. Isto se manifesta em uma fixação global, em uma perda importante na capacidade rítmica de autorregulação da ativação, que orienta, permite estar no presente, e fluir na vida” ¹. Neste caso, a energia residual bloqueada no sistema acarreta a desconexão, podendo desenvolver sentimento de perda do controle e ameaça de morte relativos ao estado de imobilidade e impotência, tornando-se necessário acessar as energias ligadas a estes estados, liberando-as e transformando-as.
A partir da observação de que os animais selvagens raramente são traumatizados, Levine conclui que, o retorno da autorregulação natural e a consequente imunidade ao trauma é garantida aos animais pela eficiência e completude dos mecanismos primários de sobrevivência. Desta maneira, as técnicas do método SE ajudam a “liberar o excesso de energia presa e completar as reações de luta/fuga que mobilizamos ao nos defrontar com a ameaça” ². Promovendo a cura do trauma, o SE é uma técnica reconhecida na reintegração do indivíduo que passou por experiências impactantes, comuns ou extraordinárias.
¹O Despertar do Tigre, Summus Editorial, 1996.
²Ross, Gina. Da Trauma à Cura, Summus Editoral, 2014.
Profissionais responsáveis
SOMATIC EXPERIENCING
Somatic Experiencing® (SE) é uma abordagem idealizada pelo médico e terapeuta americano Peter Levine. As técnicas do SE ajudam a lidar com as reações associadas a eventos impactantes comuns ou extraordinários que se tornaram traumáticos para o indivíduo.
A reação aguda ao estresse, o transtorno de estresse pós-traumático, os transtornos de pânico e de ansiedade generalizada são exemplos de estados relacionados às consequências destes eventos e se constituem como foco do nosso trabalho.
A finalidade do SE é promover um ambiente seguro e aporte terapêutico eficaz no apoio aos processos autorregulatórios do corpo que atuam na cura do trauma.
SOMA EMBODIMENT
Soma-Embodiment® é uma abordagem corporal desenvolvida pela psicóloga (PhD) Sônia Gomes. O SOMA oferece apoio e orientação que promovem a reorganização estrutural, facilitando a orientação do corpo em relação à gravidade e ao espaço. Isso resulta em percepção e propriocepção restauradas, com maior estabilidade física e aterramento.
O trabalho com o SOMA possibilita:
Expansão do sistema perceptivo (hapticidade);
Restauração da mobilidade;
Desbloqueio das restrições de movimento traumático;
Restabelecimento do equilíbrio e fluência em movimento.
TERAPIA SONORA
Considerando que o trauma é “qualquer elemento da experiência de uma pessoa que permaneça fixo e não resolvido”[6], podemos dizer que é um registro da experiência conservado pelo corpo. Tal registro poderá ser acessado por ressonâncias sonoras, assim como, os mecanismos de respostas do organismo à experiência poderão ser ativados pelas mesmas. A Terapia Sonora, também, oferece recursos coadjuvantes no tratamento de sintomas traumáticos. Propiciando resposta de relaxamento e acesso às informações traumáticas reprimidas ou congeladas por mecanismos de defesa, o trabalho com som permite desbloquear as contrações e tensões das áreas “desativadas” e a liberar as cargas/conteúdos reprimidos, seja carreando-os para fora do sistema ou conduzindo-os a um novo padrão frequencial, permitindo, assim, a reorganização do sistema.