Clinica-leo0065_edited.jpg

NÚCLEO
SONS DE CURA

Você está adentrando no universo dos Sons de Cura!

 

Aqui você encontrará as principais informações sobre atendimentos terapêuticos, práticas e pesquisas no campo da TERAPIA SONORA e MUSICOTERAPIA.

 

Neste espaço exploramos as possibilidades de utilização do som como agente terapêutico, do corpo como via de comunicação e da consciência como ponto de equilíbrio. A integração corpo-som-consciência é a marca do nosso trabalho que busca desenvolver habilidades de percepção e escuta profunda do ser integral e multidimensional, direcionando nossa atuação ao tratamento do trauma e do estresse, à reabilitação neurológica e ao caminho do desenvolvimento pessoal e coletivo.

logo_sons_cura31_02.png
DSC08572_edited_edited_edited.jpg

Quem Somos

O Núcleo Sons de Cura de terapia sonora e musicoterapia foi criado por profissionais das áreas de musicoterapia, psicologia, psicoterapia sistêmica e terapia somática, etnomusicologia e meio ambiente. Embasando nosso trabalho no princípio da ressonância curativa, acreditamos nas parcerias colaborativas expressas na reunião de consciências em prol do fortalecimento, restauração e criação de ativos invisíveis que possuem impacto no concreto e sustentam a integridade da vida. 

holo fotos 7_edited_edited.jpg

Oficina Sons de Cura

Com Susan Gumes

Oficina de Iniciação aos recursos  sonoros e vibroacústicos como ferramenta de transformação pessoal, em práticas terapêuticas integrativas e em musicoterapia.

É um trabalho teórico vivencial, abordando aspectos básicos da terapia sonora focado na utilização das tigelas tibetanas e gongos planetários. Tem como objetivo introduzir conceitos fundamentais dos sons em terapia e da relação dos harmônicos sonoros com os aspectos físicos, emocionais, psicossomáticos e energéticos.

 

Programa Básico: Fundamentos da Terapia através dos Sons / Princípio da Ressonância / Harmônicos Sonoros  / Aplicação das Tigelas Tibetanas / Banho de Gongos / Práticas de Somática do Som.​

 

Os grupos são formados preferencialmente com 8 pessoas, não ultrapassando 10 participantes. À medida que os interessados vão efetuando sua inscrição o grupo vai sendo composto até alcançar seu limite.

O trabalho será realizado em sala com tratamento acústico, de iluminação e equipamentos de projeção e som. Sala projetada para trabalhos de terapia sonora e musicoterapia.

Group on Drums_edited_edited.jpg

Roda de Tambores

Com Leonardo da Cunha

Roda de Tambores é um círculo criativo de experiência musical realizada em grupo utilizando essencialmente o ritmo e instrumentos percussivos. Utilizando a improvisação, esta modalidade conta com um facilitador que ajuda a construir e organizar os elementos musicais e a promover conexões rítmicas entre seus participantes.

A Roda de Tambores é uma experiência única onde o compartilhar musical se torna acessível, afetivo e integrativo, promovendo bem estar, relaxamento, senso de pertencimento e satisfação! 

Entre neste círculo conosco e deixe bater mais forte o CORAÇÃO!

DSC08871_edited_edited_edited.jpg

Concertos Meditativos & Puja de Gongos

Com Susan Gumes & Leonardo da Cunha

Concertos Meditativos é uma experiência de imersão sonora na qual são utilizadas musicas meditativas e de relaxamento; sons orgânicos e naturais; e frequências sonoras restaurativas.​

Através de instrumentos étnicos, cantos ancestrais, gongos e tigelas tibetanas, harmônicos sonoros são produzidos possibilitando um estado de contemplação e paz interior.

 

A Puja de Gongos é uma imersão de som de gongos durante a noite toda. Enquanto os gongos são tocados de forma muito doce e suave, como se fosse uma música de embalar, os participantes descansam confortavelmente deitados em colchões e cobertos com uma manta. Envolvidos na vibração contínua, harmoniosa e transformadora, a dormir ou acordados, desfrutam de toda a envolvência sonora.

Dive_edited_edited_edited.jpg

Renascimento com Gongos

Com Susan Gumes & Purnima

Renascimento com Gongos é a união perfeita da Terapia da Respiração Consciente e da Cura pelo Som! Venha participar das sessões de grupo e deixe ser renovado pelo som, movimento e respiração!

Singing Bowl Sound Healing_edited_edited

Massagem de Som

Com Susan Gumes

Massagem e Banho de Som são técnicas da terapia sonora nas quais as vibrações das tigelas tibetanas são aplicadas sobre o corpo, e, com os gongos, diapasões e outras fontes sonoras é produzido um campo poderoso de ressonâncias.

A percepção somatossensorial e psicoacústica são ativadas por estas vibrações, promovendo o relaxamento profundo, o equilíbrio do sistema nervoso e o desbloqueio do fluxo energético. Indicadas em situações de tensões corporais, estresse e ansiedade.

Banho de Gongos_edited_edited.jpg

Banho de Gongos

Com Susan Gumes

AMPLIANDO A PERCEPÇÃO E POTENCIALIZANDO NOSSO CORPO SONORO

Gongos são instrumentos milenares, produzidos com ligas metálicas específicas e que produzem uma quantidade de overtones capazes de promover um campo poderoso de ressonâncias.

o Banho de Gongos é uma experiência única que pode induzir a estados alterados de consciência e aprofundamento da percepção do corpo sonoro individual em conexão com o campo vibracional do micro e do macrocosmo. Quando ativamos os harmônicos sonoros dos gongos, a percepção somatossensorial e psicoacústica são ativadas por estas vibrações, promovendo o relaxamento profundo, o equilíbrio do sistema nervoso, o desbloqueio do fluxo energético e a ampliação dos níveis de consciência. Indicado em situações de tensões corporais, estresse, ansiedade e na busca por experiências significativas e profundas de autoconhecimento.

REGULAÇÃO_edited_edited.jpg

Regulação Vibroacústica Sistêmica

Com Susan Gumes

Todo o sistema de vida está constantemente vibrando. Cada elemento deste sistema possui uma vibração natural e suas configurações deveriam manter um padrão harmônico, sendo que, cada parte do corpo e seus campos, cada molécula, célula, tecido, órgão, glândula, ossos e fluidos tem o seu próprio índice (coeficiente) de vibração e uma frequência saudável. A Regulação Vibroacústica Sistêmica busca reestabelecer tanto os padrões de equilíbrio do nosso organismo, no caso de disfunções e doenças instaladas, quanto regular o sistema como um todo, estabelecendo a restauração dos padrões orgânicos naturais.

Quando ocorrem disfunções ou se manifestam doenças é porque alguma parte do sistema orgânico humano não está vibrando em harmonia consigo mesma, com as outras partes ou com o entorno. Essa dissonância pode ser curada com som e intenção (energia psíquica atuando no campo morfogenético), devolvendo às partes doentes sua frequência saudável, inserindo no sistema frequências faltantes ou fazendo vibrar a sua frequência fundamental. Tais intervenções são realizadas através da ‘escuta somática por ressonância’, que consiste na aplicação de emissores de frequências (puras ou combinadas com música) diretamente no corpo da pessoa, usando equipamentos vibroacústicos (diapasões, amplificadores de som, fones de ouvido, fontes sonoras vibro-táteis, voz humana). Para a aplicação correta desta modalidade é necessário que se tenha um amplo conhecimento das frequências de ressonância do organismo humano e de que modo se dão as interações vibracionais entre a frequência aplicada e a frequência natural.

Meditando na natureza

Bioacústica Terapêutica

Com Susan Gumes

OS SONS DA NATUREZA PROMOVENDO A SAÚDE INTEGRAL DO SER HUMANO

Bioacústica Terapêutica é uma modalidade de tratamento preventivo e complementar de saúde, nos casos dos riscos associados à sobrecarga e exposição continuada à contaminação eletromagnética, ruídos desagradáveis e sons irritantes ao sistema nervoso. Através da criação de um campo vibratório bioacústico com sons da natureza é possível restabelecer o equilíbrio do ciclo vital e do padrão vibracional orgânico, permitindo um maior equilíbrio emocional, maior vitalidade, menos fadiga e menos estresse.

Segundo pesquisas da ecopsicologia, nosso inconsciente se desenvolveu e se adaptou durante milhões de anos ao contato com o ambiente natural (sons, paisagens, cheiros). A imersão em um ambiente acústico natural traz para o nosso sistema uma "reconexão" um reconhecimento do padrão de equilíbrio orgânico, de consciência unificada e de ressonância com o campo eletromagnético do planeta. Atualmente vivenciamos uma sobrecarga por ondas eletromagnéticas ou frequências geradas por aparelhos elétricos, os ruídos advindos de máquinas, os sons irritantes ao nosso sistema nervoso e músicas ambientes desagradáveis, que afeta profundamente a saúde humana e do ecossistema como um todo, mesmo sem tomarmos consciência destes estímulos aversivos. Para sua regulação, o organismo necessitaria de um período livre desta exposição ou de um tempo de ajustamento interno a estas frequências, o que não ocorre no caso de uma exposição contínua ou recorrente, fato que contribui para o desequilíbrio e estresse do sistema.

 

A Terapia Bioacústica que propomos busca uma Regulação Vibroacústica Sistêmica através da inserção de vibrações reguladoras para que o sistema retorne ao seu estado de equilíbrio natural. Algumas destas vibrações reguladoras são, além de sons da natureza diversos (rio, cachoeira, mar, fogo, pássaros, florestas, etc), as frequências reconectivas específicas (relacionadas a padrões naturais saudáveis, como, por exemplo, a Ressonância Schumann), espectro amplo de harmônicos sonoros (overtones) com efeito “slow fade”, ruídos orgânicos agradáveis com efeitos de liberação de tensões e integração do/ao sistema natural, padrões musicais orgânicos, sons de instrumentos ancestrais. Com a aplicação das vibrações reguladoras em forma de frequências puras, harmônicos sonoros e sons orgânicos e naturais, o sistema psicofisiológico tende a retornar ao seu padrão harmônico, relembrando o equilíbrio natural orgânico e regulando o padrão vibracional, promovendo, assim, o fortalecimento da saúde integral do indivíduo.

 

FORMA DE INTERVENÇÃO

 

Escuta profunda e atenta de sons naturais de alta qualidade gravados e selecionados para cada finalidade terapêutica.

Utilizamos fones de ouvido de alta qualidade que permita reproduzir todo o espectro de frequências mais próximos do som original. Estes sons gravados são provenientes de longa pesquisa de bioacústica terapêutica e gravados com equipamentos ultra sensíveis com a escuta atenta de um terapeuta bioacústico.

Além de fones de ouvidos, promovemos a escuta através de imersão sonora em um banho de som provenientes de outra fontes sonoras como instrumentos musicais e gravações de frequências puras ou inseridas numa estrutura musical.